7º Simulado do Português em Foco | Português em Foco
Acesso do Aluno
Esqueceu a senha?
Acesso do Aluno

7º SIMULADO DO PORTUGUÊS EM FOCO

7º SIMULADO DO PORTUGUÊS EM FOCO
5 (100%) 1 vote

7º Simulado de Português para ConcursosHoje, quinta-feira, é dia de simulado no Português em Foco! Este simulado – o sétimo – foi preparado exclusivamente para os leitores do www.portuguesemfoco.com. As questões são no estilo Cespe/UnB e versam sobre  sintaxe, pontuação, acentuação gráfica, coesão textual, morfologia, vozes verbais e correção gramatical.
Como de costume, coloque suas respostas nos comentários e na segunda-feira, dia 09/05/2011, às 18h, publicarei o gabarito e o nome dos  três primeiros colocados.
Segue o simulado; será que você consegue gabaritá-lo?

7º  SIMULADO DO PORTUGUÊS EM FOCO

EUA sofrem a Terceira pior nevasca da história do país

Se a chuva anda castigando o Brasil, nos EUA é a neve que não para de causar sérios transtornos à população – com a sensível diferença de que aqui se chega a quase mil mortes no Rio de Janeiro, enquanto lá o estrago não acarretara vítimas fatais até a noite da quinta-feira 3. O ponto que a natureza escolheu para o caos nos últimos dias foi a cidade de Chicago: 49.53 centímetros de neve, significando a terceira maior nevasca da história nesse local. Escolas públicas foram fechadas e a rodovia Lake Shore acabou interditada – centenas de motoristas permaneceram imóveis por 12 horas após diversos acidentes. Além disso, cerca de 5,3 mil voos tiveram de ser cancelados em todo o país, um dia após as companhias aéreas se verem forçadas a manter em solo 12.630 aviões devido às tempestades.

ISTOÉ, 04 Fevereiro de 2011

Julgue os itens a respeito do texto acima. Use C  para item Certo e E para item Errado.

1. (Português em Foco) A correção gramatical está preservada no período: um dia após as companhias aéreas se verem forçadas a manter em solo 12.630 devido à tempestades.

2. (Português em Foco) Segundo a estrutura coesiva do texto, pode-se afirmar que os termos aqui e fazem referência aos EUA e ao Brasil, respectivamente.

3. (Português em Foco) O termo sublinhado em “A neve que não para de causar sérios transtornos à população” possui a mesma classificação morfológica do termo sublinhado em Não se sabe que horas vai começar a cerimônia.

4. (Português em Foco) As palavras história e sérios são acentuadas pela mesma regra.

5. (Português em Foco) O sinal de dois pontos em “a cidade de Chicago: 49.53 centímetros de neve, significando a terceira maior nevasca da história nesse local” anuncia um explicação acerca do caos provocado pela natureza.

6. (Português em Foco) Na oração “O ponto que a natureza escolheu para o caos nos últimos dias foi a cidade de Chicago”, o sujeito do verbo foi é o termo “o ponto” e o do verbo escolheu é o pronome “que”.

7. (Português em Foco) A expressão nesse local recupera o referente cidade de Chicago no processo de coesão exofórica.

8. (Português em Foco) A forma ativa da oração “Escolas públicas foram fechadas” é Fecharam as escolas públicas.

9. (Português em Foco) No último período do texto, a omissão do artigo definido altera o sentido pretendido pelo autor.

10. (Português em Foco) “a neve que não para de causar sérios transtornos à população”; Isso é para você, os termos sublinhados apresentam a mesma classificação morfológica.

CADASTRE-SE E RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS DICAS POR E-MAIL









45 Comentários

Você pode acompanhar qualquer comentário acessando via RSS 2.0.

Both comments and pings are currently closed.

« Voltar