Concurso Público - Como passar | Português em Foco
Acesso do Aluno
Esqueceu a senha?
Acesso do Aluno

05 DICAS PARA PASSAR EM CONCURSOS

05 Dicas para Passar em ConcursosCrise mundial: desemprego, desespero, incerteza… Diante de tudo isso, percebemos que a melhor opção para um futuro tranquilo é a aprovação em Concurso Público. Contudo, há de se esperar que ela não caia do céu!

Na maioria das vezes, começa assim: decidimos que vamos passar em qualquer (1º erro) concurso. Procuramos um cursinho e, felizes da vida, começamos a estudar (1º acerto).
Logo no 1º dia de aula, percebemos que não estamos sozinhos.. Muitas pessoas tiveram a mesma ideia. 🙂

Olhamos ao redor, constatamos que há umas 100 pessoas amontoadas em uma sala esperando o milagreiro, digo, o professor dar dicas que nos façam passar… (2º erro: o professor não vai fazer você passar!)

A aula é sobre acentuação gráfica (só um exemplo) e ele – o professor – está dando altos “macetes”, as pessoas perguntam, se interessam; enfim , participam! E você, ah… Você não lembra mais o que é paroxítona, oxítona… (Aqueles bagulhinhos chatos que “não” aprendemos na escola!)

E aí? Vai perguntar para ele o que é isso? Claro que não… Depois você lê em algum livro (3º erro: acumular dúvida!)
Você pensa: “- Não iria levantar a mão para perguntar uma bobagem dessas…”. Neste momento, começa o famoso “empurrar com a barriga”. (4º erro)
O que gostaria de dizer com isso, é que passar em Concursos exige dedicação, tempo, disciplina e vontade para aprender.

Um número muito pequeno de pessoas estão preparadas, (realmente) para os exames…
Comecei a pesquisar sobre o assunto e percebi que eram necessários, pelo menos, cinco passos para alcançar a tão sonhada aprovação, vejamos cada um deles a seguir:

1. Seja um Vencedor!

Muitas vezes, com as decepções da vida, não acreditamos que somos capazes de realizar algo na área financeira, intelectual ou afetiva. Entretanto, saiba que Você Pode! A carreira pública é algo alcançável; mas, como em tudo na vida, é necessário esforço e empenho.

2. Seja Disciplinado!

Organize seu horário de estudo, faça um planejamento.
Veja as matérias que você tem mais dificuldade e comece por elas. Estude, no mínimo, três vezes por semana os conteúdos que sempre caem em Concursos – Língua Portuguesa- Por exemplo.

3. Seja Paciente!

É provável que a aprovação não venha no 1º concurso. Contudo, não desista! Lembre-se de que é preciso estudar até passar.

4. Seja um Investidor!

Não adianta nada você estudar sem um material adequado. Adquira livros ou apostilas de fontes confiáveis, que tenham gabarito revisado e, se possível, questões comentadas. Se tiver alguma dúvida, separe um dinheirinho para investir em um professor particular. Às vezes é melhor pagar um pouco mais caro e resolver o problema do que fazer vários cursinhos e a dúvida persistir.

5. Seja Equilibrado!

Não se enfurne no quarto 24 horas por dia, 7 dias por semana, achando que vai aprender tudo de uma hora para outra; o conhecimento é construído de pouquinho em pouquinho, todos os dias. Dê tempo ao seu cérebro para absorver tanta informação nova e para saber se realmente obteve conhecimento faça muiiitos exercícios!

Um fortíssimo abraço,

« Voltar