PREDICATIVO DO SUJEITO ou ADJUNTO ADVERBIAL? | Português em Foco
Acesso do Aluno
Esqueceu a senha?
Acesso do Aluno

PREDICATIVO DO SUJEITO ou ADJUNTO ADVERBIAL?

PREDICATIVO DO SUJEITO ou ADJUNTO ADVERBIAL?

Não Confunda o Predicativo do Sujeito com o Adjunto adverbial de modo. O predicativo do sujeito caracteriza, qualifica o termo a que faz referência. Geralmente, é representado pela classe dos adjetivos.

Na oração: Ela é bonita, não existe dúvida alguma quanto à função sintática do termo bonita., pois aprendemos que esse exprime a qualidade do sujeito. Temos, portanto, predicativo do sujeito.

 

Por sua vez, o adjunto adverbial indica circunstância e modifica um verbo (Andou rapidamente), um adjetivo (Estou muito triste) ou o próprio advérbio (Estava muito bem).

Todavia, há orações que nos podem confundir, por exemplo, em “Ela estava tranquila.”, será que “tranquila” denota uma característica do sujeito ou o modo como ela estava naquele momento? Veja a análise:

a) Ela estava tranquila.

 

Tranquila é palavra variável, ou seja, recebe flexão de gênero ou número e atribui uma característica ao sujeito “Ela”. Para confirmar a função sintática dessa palavra, flexionemo-la: Elas estavam tranquilas; Eles estavam tranquilos.

Já que a flexão foi permitida, o termo em destaque, na letra “a”, é classificado predicativo do sujeito.

Veja outro exemplo:

b) Ela andava tranquilamente.

 

Tranquilamente é palavra invariável. Não pode receber flexão. Ela é classificada sintaticamente como adjunto adverbial de modo.

Até já!

 

 

Um Comentário

Você pode acompanhar qualquer comentário acessando via RSS 2.0.

Both comments and pings are currently closed.

« Voltar