10 Questões de Português Consulplan - Com Gabarito | Português em Foco
Acesso do Aluno
Esqueceu a senha?
Acesso do Aluno

10 Questões de Português Consulplan (Com Gabarito)

10 Questões de Português Consulplan (Com Gabarito)
5 (100%) 1 vote

Resolver questões de provas anteriores é uma das melhores formas de você estudar e conhecer o perfil da banca organizadora do seu concurso.

A banca Consulplan, por exemplo, apresenta um perfil bem específico e cobra as Questões de Língua Portuguesa com base em um texto de natureza diversa.

Os assuntos mais recorrentes nas provas são os seguintes:  Semântica, Valor Semântico, Significação das Palavras, Interpretação e Compreensão Textual, Classe de Palavras, Pontuação, Tempos e Modos Verbais, Acentuação Gráfica, Função Sintática, Concordância e Emprego do Acento Grave.

Para você treinar alguns desses assuntos, separei 10 Questões de Português da Consulplan das provas mais recentes. Aproveite!

 
 

10 QUESTÕES DE PORTUGUÊS CONSULPLAN – COM GABARITO

 

1. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR

A AIDS na adolescência

A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem.
Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes.
Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou  maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

 
 

De acordo com as informações textuais, podemos inferir que
a) as notificações da AIDS e do HIV são obrigatórias e urgentes.
b) o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente.
c) o adolescente busca a si mesmo e não há constantes flutuações de humor.
d) a AIDS passou de uma doença letal a uma condição crônica passível de controle.
e) atualmente existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs.

 
 

2. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR

Segundo o texto, é correto afirmar que

a) poucos jovens sabem que estão infectados.
b) o abuso de álcool e outras drogas favorecem a prática do sexo inseguro.
c) a televisão coloca o adolescente frente a uma educação formal e convencional.
d) adolescentes relatam vontade de dar continuidade às práticas de seu cotidiano normalmente, como anteriormente ao diagnóstico.
e) as pessoas infectadas pelo HIV necessitam muito mais do que indicação adequada de regimes terapêuticos e acesso a exames laboratoriais.

 
 

3. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR

De acordo com as informações textuais sobre a adolescência é correto afirmar que

a) representa um período de crise.
b) ocorre uma explosão de desejos.
c) refere-se a uma fase homogênea.
d) há uma mudança típica de amadurecimento.
e) trata-se de um fenômeno de forte caracterização cultural.

 
 

4. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR

No trecho “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§), a expressão destacada exprime ideia de
a) modo.
b) ordem.
c) dúvida.
d) escolha.
e) inclusão.

 
 

5. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR
Em “Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro.” (3º§), a expressão destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

a) senão.
b) embora.
c) visto que.
d) enquanto.
e) com o propósito de.

 
 

6. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR
“Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos.” (2º§) No trecho anterior, o ponto final ( . ) foi utilizado para

a) marcar uma transcrição.
b) enfatizar uma expressão.
c) anteceder uma explicação.
d) indicar dúvida ou incerteza.
e) marcar pausa de longa duração.

 
 

7. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR

De acordo com a classe de palavras, assinale a relação INCORRETA.

a) “Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta.” (1º§) – Pronome.
b) “Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros.” (3º§) – Advérbio.
c) “Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV.” (3º§) – Conjunção.
d) “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§) – Adjetivo.
e) “A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais.” (1º§) – Preposição.
 
 
8. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR
Assinale, a seguir, a afirmativa transcrita do texto em que o tempo verbal apresenta-se DIFERENTE dos demais.

a) “Ela representa um período de crise, (…)” (1º§)
b) “A televisão informa e forma opiniões, (…)” (4º§)
c) “(…) a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, (…)” (2º§)
d) “Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos.” (2º§)
e) “Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, (…)” (2º§)

 
 

9. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR

São palavras transcritas do texto que apresentam ditongo, EXCETO:
a) Erótico.
b) Infecção.
c) Necessária.
d) Apaixonado.
e) Adolescência.

 
 

10. Consulplan-2016 – Prefeitura de Cascavel -PR

No trecho “A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que ‘todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem’.” (4º§), o termo destacado expressa ideia de
a) razão.
b) intuito.
c) contraste.
d) magnitude.
e) argumentação.

 
 

GABARITO

1. E

2. B

3. A

4. A

5. B

6. E

7. C

8. C

9. A

1O. C

Se você quiser ver o comentário passo a passo dessas 10 Questões de Português da Consulplan, clique na imagem abaixo e comece o curso Questões Comentadas Consulplan! CLIQUE Na Imagem Abaixo Para Mais Informações

Assine já

« Voltar