1. (FCC – 2012 – TRE-SP – Técnico Judiciário – Área Administrativa) É preciso corrigir deslizes relativos à ortografia oficial e à acentuação gráfica da frase:
a) As obras modernistas não se distinguem apenas pela temática inovadora, mas igualmente pela apreensão do ritmo alucinante da existência moderna.
b) Ainda que celebrassem as máquinas e os aparelhos da civilização moderna, a ficção e a poesia modernista também valorizavam as coisas mais quotidianas e prosaicas.
c) Longe de ser uma excessão, a pintura modernista foi responsável, antes mesmo da literatura, por intênsas polêmicas entre artistas e críticos concervadores.
d) No que se refere à poesia modernista, nada parece caracterizar melhor essa extraordinária produção poética do que a opção quase incondicional pelo verso livre.
e) O escândalo não era apenas uma consequência da produção modernista: parecia mesmo um dos objetivos precípuos de artistas dispostos a surpreender e a chocar.
2. (FCC – 2012 – TRF – 2ª REGIÃO – Analista Judiciário – Execução de Mandados)A frase redigida com clareza e correção gramatical e ortográfica é:
a) Não é a toa que se diz que futebol e religião não se discute, pois sempre que surge este debate exalta-se os ânimos e todos hão de tomar uma atitude defensiva.
b) Estamos de fato vivendo em uma outra era, onde haveria mais liberdade, ainda que nos sentimos muito mais sós do que antes sentiamos.
c) Para os que aceitam e creem em Deus, todos os caminhos já estão traçados e aos homens só cabem percorrê-los de modo a cumprir os desígneos divinos.
d) Muitos cientistas, ao fazerem a apologia da ciência e criticarem a religião com acidês inaudita, ficando no mesmo patamar dos religiosos mais intransigentes.
e) Os agnósticos parecem ter uma postura equilibrada, tão distante do sectarismo dos muito devotos como do radicalismo dos ateus mais extremados.
3. (FCC – 2012 – TJ-RJ – Analista Judiciário – Assistência Social) … e chegou à conclusão de que o funcionário passou o dia inteiro tomando café.
Do mesmo modo que se justifica o sinal indicativo de crase em destaque na frase acima, está correto o seu emprego em:
a) e chegou à uma conclusão totalmente inesperada.
b) e chegou então à tirar conclusões precipitadas.
c) e chegou à tempo de ouvir as conclusões finais.
d) e chegou finalmente à inevitável conclusão.
e) e chegou à conclusões as mais disparatadas.
4. (FCC – 2012 – TRE-SP – Técnico Judiciário – Área Administrativa) … os modernistas promoveram uma valorização diferente do léxico, paralela à renovação dos assuntos.
O sinal indicativo de crase presente na frase acima deve ser mantido em caso de substituição do segmento grifado por:
a) muita inovação no repertório.
b) uma grande reformulação dos temas.
c) toda sorte de revigoramento do repertório.
d) profundas mudanças temáticas.
e) inevitável transformação temática.
5. (FCC – 2012 – TCE-SP – Auxiliar de Fiscalização Financeira ) A parcela da população mundial que ascendeu …… classe média nos últimos vinte anos passou …… consumir mais, …… um ritmo acelerado, o que põe em risco a sustentabilidade do planeta.
As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:
a) à – a – a
b) à – à – a
c) à – a – à
d) a – a – à
e) a – a – a
6. (FCC – 2012 – TRE-SP – Técnico Judiciário – Área Administrativa) Mas, embora ele não tivesse sido nomeado, todos sabiam quem era o comandante.
Em relação à frase em que está inserido, o segmento grifado acima possui um sentido
a) condicional.
b) causal.
c) concessivo.
d) comparativo.
e) conclusivo.
7. (FCC – 2012 – TRF – 2ª REGIÃO – Analista Judiciário – Execução de Mandados) Victor fracassou porque cedeu a uma predisposição da natureza humana…
O elemento grifado na frase acima tem o mesmo sentido de:
a) ainda que.
b) conquanto.
c) enquanto.
d) embora.
e) uma vez que.
8. (FCC – 2012 – TJ-RJ – Comissário da Infância e da Juventude) Substituindo-se o elemento grifado pelo segmento que está entre parênteses, o verbo que deverá flexionar-se no plural está em:
a) Clarice (Juntamente com o marido, Clarice) se encontrava no exterior…
b) A voz nova e solitária (A voz que poucos conheciam) em seguida iria encontrar obstáculos …
c) O nome de Clarice (A ficção de autoras intimistas) […] tinha aqui pequena repercussão.
d) … como está dito por toda parte (em todos os jornais).
e) Ao contrário do que se (os desavisados) pensa …
9. (FCC – 2012 – TJ-RJ – Analista Judiciário – Psicologia) O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular para preencher adequadamente a lacuna da frase:
a) Não …… (corresponder) aos surpreendentes desdobramentos da descoberta do DNA análoga evolução no plano das questões éticas.
b) Mesmo a um pesquisador de ponta não …… (haver) de convir as disputas éticas, pois ele ainda engatinha nessa nova descoberta.
c) De todas as projeções que se …… (fazer) a partir da manipulação do DNA, a mais assustadora é a programação de tipos pessoais.
d) A um direitista não …… (deixar) de assustar, quando isso não lhe convém, iniciativas econômicas que o Estado reivindica para si.
e) Não …… (parecer) uma incongruência, para os esquerdistas, os excessos personalistas do líder de um movimento socialista.
10. (FCC – 2012 – TJ-RJ – Analista Judiciário – Assistência Social) … dia em que a circulação duplicava.
O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está em:
a) … e já fez muitas moçoilas e rapazes barbados chorarem.
b) … editaria a obra às próprias custas …
c) … a produção jornalística é pouco divulgada.
d) Macedo era mesmo um agitador.
e) Nosso escritor usaria de suas boas relações …
GABARITO
1. C
2. E
3. D
4. E
5. A
6. C
7. E
8. E
9. A
10. D
Se você quiser aprender a resolver as Questões de Português da Fundação Carlos Chagas, clique na imagem abaixo e comece o curso Questões Comentadas de Português FCC! CLIQUE Na Imagem Abaixo Para Mais Informações
Você pode acompanhar qualquer comentário acessando via RSS 2.0.
Both comments and pings are currently closed.
« Voltar
Exercícios muitos bons!
Porém acho que a última alternativa está com a resposta incorreta, pois o único verbo que se encontra no mesmo modo e terpo de DUPLICAVA (PRETÉRITO IMPERFEITO) é o verbo SER (ERA) na alternativa D.
Jadson, retificação feita.
Abraço!
Ola, boa tarde! Estou estudando para concurso público e me deparei com uma dúvida enorme. Na questão 10 o verbo citado no enunciado encontra-se no MODO INDICATIVO, TEMPO PRETÉRITO IMPERFEITO (duplicava). O gabarito esta apontando como resposta certa a letra “c”, mas o verbo nela contido encontra-se no MODO INDICATIVO e TEMPO PRESENTE (é). Logo revi a questão e achei que o gabarito correto seria a letra “d”, onde o verbo se encontra tambem no MODO INDICATIVO e TEMPO PRETÉRITO IMPERFEITO (era). Att
Ana, conforme acima, a retificação já foi feita. Abraço!
professora te agradeço de coração pelos exercicios
justamente da banca que eu precisava.
obrigada por compartilhar sua inteligencia comigo!
Polyana, eu que agradeço sua visita ao site. Abraço!
OBRIGADA, ELIANE!
Boa noite gostei muito da atividade, vai me servir bastante… Obrigada.
Muito Bom
Obrigado.
obrigada pelas questões me ajudaram muito.
muito obrigada
Wilton, neste caso “muito” é adjunto adverbial. Por isso, não há variação.
OBRIGADA GOSTEI MUITO.
Consegui acertar todas, mas é preciso reler cada uma delas com muita atenção. Obrigado, professora Eliane!
muito bom!!
Muito bom exercício…queria outros!!!
abraços e obrigada