Resolver Questões de Português da Cesgranrio é a melhor estratégia para você ganhar ritmo de prova e melhorar seu desempenho.
Com as questões de Português da banca Cesgranrio, você tem a chance de revisar os principais conteúdos gramaticais explorados nas provas de nível médio e de nível superior e, ainda, saber COMO a banca cobra tais assuntos.
Então, que tal resolver 10 Questões de Português da Banca Cesgranrio e conferir no final o Gabarito? Preparado?
Antes disso, veja o que estudar para o Concurso do Banco do Brasil:
✅ 1. Questões Comentadas Cesgranrio: quero gabaritar português
✅ 2. Curso de Português Completo: Teoria Descomplicada + Exercícios para Treinar e Não Esquecer a Matéria + Centenas de Aulas Práticas + Material de Apoio em PDF e Questões Comentadas Passo a Passo. Clique no link: Quero Gabaritar Português
No início da narrativa (1⁰ parágrafo), o velho desperta a atenção do motorista porque a) estava atrapalhando o trânsito. 2. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO a) irresponsabilidade Uma reescritura que mantém o sentido original do trecho “Por isso, paradoxalmente, fixei-me por um instante naquele corpo que parecia ancorado do outro lado das coisas.” (l.10-13), considerando-se a pontuação, a clareza as ideias e a norma-padrão, é: a) Por isso, paradoxalmente, fixei-me, por um instante, naquele corpo que parecia ancorado do outro lado das coisas. 4. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO O distanciamento do autor em relação à história narrada para destacar um ponto de vista seu sobre a temática em foco é marcado pelo uso do verbo ser, no período “É um exercício estranho esse de começar a remoçar um corpo na imaginação, injetar movimento e desejo nos seus músculos, acelerando nele, de novo, a avareza de viver cada instante.” (l. 14-17). Caso o enunciador queira conferir ao trecho um caráter de possibilidade, a reescritura adequada à norma-padrão e ao contexto empregará o verbo ser da seguinte forma: a) Fosse 5. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO O verbo ver apresenta irregularidade na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, como se vê na linha 2 do texto: “vejo um velho”. Um outro verbo que apresenta irregularidade nessas circunstâncias é: a) viver 6. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO No trecho “Por ele passam pernas portentosas, reluzentes cabeleiras adolescentes e os bíceps de jovens surfistas. Mas ele permanece sentado olhando o mar a distância.” (l. 4-7), a opção pelo ponto final antes do vocábulo “Mas” a) aponta a posição do velho em referência ao narrador. 7. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO O acento grave está utilizado de acordo com a norma-padrão na seguinte frase: a) O sol estava à pino no calçadão. 8. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO Em “no escritório transformo o mundo com telefonemas, projetos e papéis.” (l. 49-50), empregando-se o verbo em destaque na voz passiva pronominal, tem-se: “no escritório transforma-se o mundo com telefonemas, projetos e papéis.” Essa transformação confere ao trecho um caráter a) impessoal 9. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO A regra de concordância verbal está devidamente respeitada, conforme a norma-padrão, em: a) Deviam haver muitas lembranças na cabeça do velho. 10. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO O seguinte trecho do texto é introduzido por um pronome relativo: a) “que os velhos nasceram velhos” (l. 18-19) 1. D
1. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO
b) tinha uma doença grave.
c) vestia roupas brancas.
d) olhava o mar de modo contemplativo.
e) provoca uma reflexão sobre o próprio narrador.
Acerca da juventude do velho, o narrador afirma, segundo sua imaginação, que teria sido uma fase de
b) desprazer
c) disciplina
d) tristeza
e) melancolia
3. CESGRANRIO – 2016 – TRANSPETRO
b) Por isso, paradoxalmente, fixei-me por, um instante naquele corpo, que parecia ancorado do outro lado das coisas.
c) Por isso, paradoxalmente, fixei-me por um instante naquele corpo que parecia, ancorado, do outro lado das coisas.
d) Por isso, paradoxalmente, fixei-me por um instante naquele corpo que parecia ancorado do outro, lado das coisas.
e) Por isso, paradoxalmente, fixei-me por um instante naquele corpo que, parecia ancorado, do outro lado das coisas.
b) Seria
c) Foi
d) Era
e) Fora
b) bater
c) imaginar
d) fazer
e) olhar
b) enfatiza a surpresa do narrador em relação ao que vê.
c) contrapõe a posição do velho à posição dos motoristas.
d) marca o registro de uma cena corriqueira para o enunciador.
e) assinala a importância do velho para os demais transeuntes.
b) O homem estava à passeio na praia.
c) A cena à qual o motorista assistiu o impressionou.
d) À imagem do mar era como ele havia pensado
e) O velho via à praia com um olhar perdido.
b) ambíguo
c) coloquial
d) irônico
e) melancólico
b) O mar tem respostas para nossas indagações.
c) Fazem pelo menos três anos daquela cena na praia.
d) É demais as lembranças que nos corroem ao envelhecermos.
e) Apreendeu-se, nas ondas do mar, as lembranças do velho.
b) “que ele estava inventando uma estória” (l. 22-23)
c) “que o estoque da vida era limitado” (l.28)
d) “que ele fazia maravilhas” (l. 32-33)
e) “que nenhum passante compreenderá.” (l. 57-58)
GABARITO
2. A
3. A
4. B
5. D
6. B
7. C
8. A
9. B
10. E