Não Confunda o Predicativo do Sujeito com o Adjunto adverbial de modo. O predicativo do sujeito caracteriza, qualifica o termo a que faz referência. Geralmente, é representado pela classe dos adjetivos.
Na oração: Ela é bonita, não existe dúvida alguma quanto à função sintática do termo bonita., pois aprendemos que esse exprime a qualidade do sujeito. Temos, portanto, predicativo do sujeito.
Por sua vez, o adjunto adverbial indica circunstância e modifica um verbo (Andou rapidamente), um adjetivo (Estou muito triste) ou o próprio advérbio (Estava muito bem).
Todavia, há orações que nos podem confundir, por exemplo, em “Ela estava tranquila.”, será que “tranquila” denota uma característica do sujeito ou o modo como ela estava naquele momento? Veja a análise:
a) Ela estava tranquila.
Tranquila é palavra variável, ou seja, recebe flexão de gênero ou número e atribui uma característica ao sujeito “Ela”. Para confirmar a função sintática dessa palavra, flexionemo-la: Elas estavam tranquilas; Eles estavam tranquilos.
Já que a flexão foi permitida, o termo em destaque, na letra “a”, é classificado predicativo do sujeito.
Veja outro exemplo:
b) Ela andava tranquilamente.
Tranquilamente é palavra invariável. Não pode receber flexão. Ela é classificada sintaticamente como adjunto adverbial de modo.
Até já!
Você pode acompanhar qualquer comentário acessando via RSS 2.0.
Both comments and pings are currently closed.
« Voltar
Obrigado!